As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, buscando um lugar próprio e oferecendo soluções anteriormente não tão acessíveis. Utilizadas por diversas as idades – de crianças a idosos – as redes sociais trazem as informações para os usuários sem que seja preciso ir buscá-las, tornando a interação cômoda e útil.
Para muitas Instituições este cenário não é diferente. Os sites de relacionamento tem se tornado um canal de comunicação com o cliente, onde é possível mostrar os produtos e serviços oferecidos e os fãs podem interagir com a marca, deixando sugestões e opiniões.
Mas qual a real relevância da sua empresa ter uma página no Facebook, ou Instagram?
A resposta é simples: Porque é lá que seus clientes estão!Podemos tirar como base de dados a rede social que mais se consolidou no Brasil – e no mundo: o Facebook.
Um estudo realizado pela Allin1Social levantou os dados mais recentes do Facebook no Brasil.Os usuários brasileiros já somam 72 milhões de pessoas o que equivale a 7,3% dos usuários totais, e é o segundo país no ranking mundial, ficando atrás somente dos Estados Unidos.
Além disso, enquanto no mundo inteiro o aumento de adeptos à rede social foi de 1,6% no último mês de maio, no Brasil o aumento passou de 5,3%. O mesmo estudo também apontou que o grupo mais popular, com 84,5% do total, são usuários acima de 18 anos.Antes da internet existir, só víamos propagandas e anúncios em rádios, TV’s, jornais e revistas. Porém, eram – e também são – propagandas estáticas, que não interagiam com o seu público.
Hoje a interação com o público se tornou muito mais acessível e dinâmica, sendo praticável formar desde produtos para públicos específicos a linguagens e maneiras de engajar os mesmos.Guaraná Antarctica, Skol e Vagalume são bons exemplos de empresas que souberam explorar o que as ferramentas lhe oferecem de melhor.
Eles souberam criar um conteúdo próprio para o seu público, e fizeram com que seus fãs se sentissem parte da evolução dos produtos e da própria marca.As páginas das empresas nas redes sociais não servem simplesmente como uma vitrine, onde os produtos e serviços são expostos e nada mais acontece.
Elas estão servindo como referência para os consumidores saberem se utilizam ou não o que você está oferecendo.
Antes de sair de casa ou frequentar lugares pela primeira vez como restaurantes, hotéis, pet shops, cabelereiros e bares, muitas pessoas pesquisam opiniões na web em relaçao os serviços e atendimento prestados.
Também tornou-se comum a busca de informações como endereço, telefone e site, dentro da devida página da empresa, por ser mais cômodo para o cliente que já está na rede social procurar lá mesmo.
Dica essencial Quando a empresa decide se “mostrar” nas redes sociais, ela precisa estar ciente que nem todos se agradarão de tudo e que invariavelmente existirão reclamações.
É imprescindível que haja uma postura adequada da empresa para contornar a situação e revertê-la a seu favor.Se você possui uma pequena empresa, e ainda está com o pé atrás com as redes sociais, achando que não irão gerar efeitos para a sua empresa, você deveria ver o que o seu concorrente está fazendo.
Se ele já estiver lá, corra poque você está atrasado. E se ele não estiver, corra mesmo assim, para chegar antes dele.
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Referências:
bbmarketing.com.br
mundodomarketing.com.br